Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Federal deu início à Operação Long Range, que investiga um esquema de furto eletrônico que tirou R$ 82.650,00 dos cofres da prefeitura de Desterro, no interior da Paraíba.
O crime aconteceu em 2023, quando hackers conseguiram invadir contas bancárias do município e transferiram o dinheiro para contas pessoais e de terceiros — os chamados "laranjas".
Com autorização judicial, a PF quebrou o sigilo bancário dos envolvidos e rastreou o caminho do dinheiro, chegando aos verdadeiros beneficiários. A ação resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo, nos bairros Balneário Mar Paulista, Três Marias e Lageado.
Além das buscas, a Justiça Federal também autorizou o acesso aos dados telemáticos dos suspeitos, ou seja, informações digitais que podem ajudar nas investigações.
Se for confirmada a participação no esquema, os envolvidos podem ser responsabilizados por furto eletrônico, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas, somadas, podem chegar a até 21 anos de prisão.
O nome da operação, "Long Range" (ou "longo alcance", em português), faz referência ao modo de atuação dos criminosos, que conseguiram roubar recursos públicos mesmo a quilômetros de distância.
Mín. 20° Máx. 36°