A Diocese de Patos, no sertão da Paraíba, manifestou-se oficialmente sobre a morte do Papa Francisco, ocorrida na madrugada desta segunda-feira, 21 de abril, (horário de Brasília). Em pronunciamento, Dom Eraldo Bispo da Silva, bispo diocesano, expressou pesar e convocou os fiéis a se unirem em oração neste momento marcante para a Igreja Católica.
“Foi noticiado o falecimento, a Páscoa do Papa Francisco. Como Diocese, nos unimos em oração, em celebrações”, declarou o bispo, pedindo que todas as paróquias promovam missas em memória do pontífice. Dom Eraldo também informou que celebrará uma missa especial na Catedral de Patos às 19h desta segunda-feira.
Ele sugeriu que as igrejas que dispõem de sinos os toquem em sinal de luto e de comunicação simbólica da perda. “É um gesto importante, significativo para toda a humanidade e para toda a Igreja Católica.”
Sobre os próximos passos do Vaticano, Dom Eraldo explicou que a Igreja se prepara agora para o conclave, processo que reunirá os cardeais de todo o mundo. “O conclave significa 'com chave': é um tempo em que os cardeais se recolhem para dias de oração e votação, buscando eleger o novo pontífice.”
O bispo pediu serenidade aos fiéis e alertou contra especulações. “Nosso dever, como membros da Igreja, é evitar especulações que não contribuem. Devemos rezar e pedir ao Espírito Santo que conduza os cardeais para que façam a escolha segundo a vontade de Deus.”
Dom Eraldo finalizou agradecendo pelas manifestações de solidariedade e reforçando o convite à união em oração: “Continuemos unidos neste momento importante para toda a nossa Igreja.”
Mín. 22° Máx. 34°