A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, nesta segunda-feira (21), a operação especial que cobriu os feriados da Semana Santa e Tiradentes no Sertão da Paraíba. Durante os cinco dias de fiscalização reforçada, a movimentação nas rodovias federais aumentou bastante, com motoristas apressados e, infelizmente, muitos descuidados. Foram 162 autos de infração emitidos e 244 veículos flagrados acima da velocidade permitida.
No combate à combinação perigosa de álcool e direção, a PRF aplicou 581 testes de bafômetro, resultando na prisão de quatro condutores. Ao todo, nove pessoas acabaram detidas por diversos delitos. Também foram retidos 22 veículos em situação irregular e diversos animais soltos foram retirados das pistas, o que ajudou a evitar mais acidentes nas estradas.
Apesar dos esforços da PRF, o saldo da operação trouxe dados preocupantes. Foram registrados 12 acidentes, com duas mortes e 14 feridos. O caso mais grave aconteceu na BR-361, quando um carro invadiu a contramão e bateu de frente com outro veículo, resultando na morte de uma mulher de 51 anos e ferimentos graves em outra passageira. Já na noite do encerramento da operação, um pedestre foi atropelado na BR-230 por um carro não identificado, perdendo a vida no local.
Segundo a PRF, essa operação foi atípica devido à proximidade dos dois feriados, o que aumentou muito o fluxo de veículos, especialmente com o ponto facultativo decretado em algumas cidades. O recado que fica é claro: é preciso mais consciência e responsabilidade por parte dos motoristas para que as estradas deixem de ser palco de tragédias.
Mín. 22° Máx. 33°