A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS), faz um apelo contundente à população para manter a cidade limpa, sobretudo nas áreas centrais, como a Rua Peregrino Filho, onde a equipe de fiscalização flagrou, nesta terça-feira (13), uma grande quantidade de lixo descartado de forma irregular.
De acordo com o secretário da SEMADS, o canteiro central da Rua Peregrino Filho estava repleto de resíduos, incluindo sacos rasgados e até mesmo material de natureza hospitalar. “Não sabemos ao certo se foram animais que reviraram o lixo ou se foram catadores não cadastrados, mas o que encontramos ali foi inaceitável. O canteiro estava sendo utilizado como ponto de armazenamento de lixo, o que é proibido, inclusive com a presença de caixa coletora de material perfurocortante, o que representa um risco gravíssimo à saúde pública”, destacou o secretário.
A SEMADS lembra que esse tipo de resíduo, classificado como perigoso, não pode ser encaminhado a aterros sanitários comuns. Existe uma empresa privada responsável pela coleta, transporte e incineração adequada desses materiais. “A legislação é clara quanto à destinação correta de resíduos hospitalares. Eles devem ser armazenados de forma segura e recolhidos por empresa autorizada. Colocar esse tipo de material em vias públicas é crime ambiental”, completou.
Na ocasião, equipes de educação ambiental e fiscalização da SEMADS percorreram o local para orientar empreendimentos e moradores sobre a forma correta de descarte de lixo e resíduos. “O lixo comum deve ser colocado na calçada apenas nos dias e horários corretos de coleta, conforme orientações da empresa contratada. Ele deve estar devidamente acondicionado em bombonas ou recipientes adequados”, reforçou o secretário.
Além da orientação, foi realizado também um levantamento sobre o licenciamento ambiental das empresas instaladas na região. “Toda empresa potencialmente poluidora é obrigada a possuir licenciamento ambiental, seja pelo município ou pelo Estado. A ausência dessa regularização pode resultar em multas severas”, afirmou.
A SEMADS pede o apoio da população para manter Patos limpa, respeitando os parâmetros sanitários e ambientais. “Estamos trabalhando incansavelmente pela cidade. Onde houver crime ambiental, o responsável será autuado. O prefeito Nabor Wanderley sancionou uma nova lei que autoriza a Guarda Civil Municipal a atuar também como agente de fiscalização ambiental, fortalecendo nossa atuação”, concluiu o secretário.
A Prefeitura de Patos lembra ainda que a população pode — e deve — denunciar crimes ambientais. Caso presencie algum descarte irregular, é importante fazer registros em foto ou vídeo e encaminhar a denúncia aos canais oficiais da SEMADS.
Mín. 22° Máx. 33°