Na última quarta-feira, dia 21 de maio, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) foi palco de uma importante audiência pública proposta pela deputada estadual Cida Ramos. O encontro teve como objetivo central debater e propor políticas públicas mais eficazes e inclusivas voltadas às pessoas acometidas por lúpus, fibromialgia e doenças raras.
Reunindo especialistas da área da saúde, representantes da sociedade civil e pacientes, o evento destacou a urgência de ações concretas em prol de uma população que enfrenta, diariamente, desafios no acesso ao diagnóstico, tratamento e reconhecimento de seus direitos.
Entre os principais pontos abordados estiveram a necessidade de diagnóstico precoce e tratamento adequado, o acompanhamento multidisciplinar como suporte essencial à qualidade de vida dos pacientes, e a importância do reconhecimento oficial dessas condições para a garantia de direitos e benefícios.
A vice-presidente da Associação de Pessoas com Fibromialgia e Lúpus da Macrorregião de Pactuação da Saúde do Município de Patos (AFIPOS), Lúcia Ferreira, participou da audiência e ressaltou o impacto positivo da troca de experiências durante o evento. “Esse espaço foi essencial para dar visibilidade às nossas pautas e fortalecer a luta por mais reconhecimento e apoio”, afirmou.
A audiência marcou mais um passo na construção de um caminho de inclusão e dignidade para quem convive com essas doenças crônicas, reafirmando a importância da escuta ativa e do engajamento político na promoção de saúde e cidadania.
Mín. 21° Máx. 33°