Entre as 18h da última sexta-feira (23) e a meia-noite desse domingo (25), 269 pessoas deram entrada na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde, em Patos. Neste período, o hospital realizou 26 cirurgias, sendo 11 de urgência e 15 eletivas – uma delas foi amputação de membro inferior num paciente idoso que tinha problema vascular. Foram 11 procedimentos oncológicos, seis ortopédicos, cinco vasculares e quatro cirurgias gerais.
O plantão com maior número de atendimentos foi o da sexta-feira, quando foram atendidos 108 pacientes, seguido do sábado, quando mais 83 pessoas passaram por avaliação médica e cuidados da enfermagem. No domingo, outras 78 pessoas procuraram o serviço com demandas variadas, totalizando os 269 atendimentos no plantão do final de semana. Destes, 37 pacientes precisaram ser internados para continuidade da assistência.
Neste universo de 269 atendimentos, 23 pessoas deram entrada por causa de sinistros de trânsito, sendo 16 com motocicletas, cinco com automóvel e duas por acidente com bicicletas. Das vítimas, 16 eram de Patos, as demais vieram das cidades de Cacimbas, Desterro, São José do Bonfim, Imaculada, Quixaba, Teixeira e Vista Serrana. O Hospital de Patos é referência para 89 municípios do sertão.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo sinistros de trânsito, os principais motivos dos atendimentos da unidade no plantão do final de semana foram de pessoas com queixas de dores, com 42 casos, seguidos de complicações por quedas, com 28 ocorrências, e de traumas diversos, com 25 registros. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras ocorrências, 12 pessoas que sofreram mordidas de animais, nove casos de dispneia e oito pessoas para vacinação, além de quatro pessoas que sofreram agressão física, duas com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), um paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e uma vítima de engasgo.
Mín. 20° Máx. 35°