O presidente da executiva municipal do PT de João Pessoa, Antônio Barbosa, desistiu da disputa pela vice na chapa do MDB ao lado do pré-candidato ao governo da Paraíba, senador Venezinao Vital do Rêgo. Ele disse para o senador ficar tranquilo quanto à escolha de um nome.
Barbosa era um dos quatro indicados – três haviam desistido – pela direção estadual do Partido dos Trabalhadores para compor a chapa, mas só tomou a decisão nessa quarta-feira (27), em carta dirigida ao presidente estadual da legenda, Jackson Macedo.
“Após ouvir o agrupamento político que fez minha indicação, tanto no Estado como no plano nacional, entendo que o nosso pré-candidato Veneziano Vital do Rêgo, – ora em tratativas com a Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores, – tenha tranquilidade para concluir a relevante escolha do(a)vice”, disse.
Veja a carta
Caro Jackson Macedo (Presidente do PT/PB),
Ao cumprimentá-lo, apresento as considerações seguintes sobre as negociações em torno da indicação de vice na chapa MDB/PT ao governo do Estado da Paraíba:
A humanidade cultiva valores como a promoção da vida, da liberdade e da democracia desde os tempos imemoriais.
Após a redemocratização do nosso Brasil (1985), tivemos 20 anos de relativa paz social e melhoria da qualidade de vida do nosso povo, nomeadamente com os governos de Lula e Dilma.
Atualmente enfrentamos um cotidiano de barbárie da violência crescente, como os recentes assassinatos dos pobres nas favelas e comunidades vulneráveis do Rio de Janeiro, o assassinato dos indigenistas Bruno e do jornalista Dom, do líder do PT na cidade de Foz do Iguaçu, somadas a outras tantas violências contra o nosso povo, nossas memórias, nossas florestas, nossos projetos…
Esse cenário de terror é agravado pelas ameaças reiteradas às instituições democráticas do Estado e aos valores mais fundamentais dos Direitos Humanos e da República, assim como também pelo desmantelamento da segurança material da vida de milhões de brasileiros já em situação de fome, desemprego, subemprego e precariedade.
A Paraíba atravessa esse momento crítico de ausência de ações sistemáticas e robustas do governo do Estado e da União para garantir a qualidade das políticas sociais básicas na área de Saúde, Educação e no Segurança.
Assim, é imperiosa a eleição de uma nova equipe de governo capaz de organizar a retomada do funcionamento regular dessas ações a nível estadual!
Nós do agrupamento político Resistência Socialista/PT apostamos nas figuras de Lula, de Veneziano, de Ricardo e de Luiz Couto, – todos com vasta experiência no Legislativo e no Executivo, – para a retomada do projeto político de desenvolvimento da Paraíba.
Nesse contexto, a eleição do presidente Lula é uma questão de sobrevivência e remédio para curar 120 milhões de brasileiros em situação de fome; estancar outras mazelas e tirar o país da situação vexatória perante o mundo!
A escolha do vice governador(a) é coisa séria!
É mesmo uma questão de alta relevância política.
Este nome deve reunir habilidade política, sensibilidade social, compromisso com as coisas públicas, conhecimento e respeito aos princípios fundamentais da Administração Pública.
Com esse entendimento, o PT disponibilizou meu nome para eventualmente contribuir como vice dessa chapa, cuja missão é reverter o cenário generalizado de esgotamento social e de complexas circunstâncias políticas.
Após ouvir o agrupamento político que fez minha indicação, tanto no Estado como no plano nacional, entendo que o nosso pré-candidato Veneziano Vital do Rego, – ora em tratativas com a Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores, – tenha tranquilidade para concluir a relevante escolha do(a)vice.
João Pessoa, 27 de julho de 2022.
Antônio Barbosa Filho
Presidente do PT da capital
Mín. 23° Máx. 36°