Faltando apenas 10 dias para o início do São João de Patos 2025, cerca de 80 comerciantes e barraqueiros participaram, nesta segunda-feira (9), de um workshop voltado para orientações de segurança, boas práticas e regulamentações. Os participantes atuarão no Terreiro do Forró e em áreas do entorno, comercializando comidas e bebidas durante os cinco dias de festa.
O São João de Patos é realizado por meio de uma parceria público-privada entre a Coollab Creative e a Prefeitura Municipal. Preocupados com a segurança dos trabalhadores e dos forrozeiros que visitarão a cidade, diversas instituições se uniram para promover o treinamento: Prefeitura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho e Sebrae.
Vinícius França, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, destacou a importância do encontro:
“Desde que a Coollab passou a realizar o São João de Patos em parceria com a Prefeitura, a festa ganhou proporções nacionais. Por isso, sentimos cada vez mais a necessidade de realizar momentos como esse, de conscientização e alinhamento de normas e diretrizes com os empreendedores que irão atuar diretamente no Terreiro do Forró.”
Um dos pontos centrais do workshop foi a orientação sobre boas práticas no manuseio de alimentos e bebidas, prevenção de incêndios e normas técnicas para a instalação de pontos de energia elétrica nos estandes.
As instruções foram repassadas pelos Bombeiros Militares e têm como objetivo evitar acidentes e garantir a segurança de todos durante o evento. A capacitação reforçou procedimentos essenciais, como o uso correto de extintores, cuidados com instalações improvisadas e a importância de manter rotas de fuga desobstruídas para colaborar com o trabalho das forças de segurança no evento.
Outro ponto do workshop foi o combate ao trabalho infantil. O procurador Raulino Maracajá, do Ministério Público do Trabalho, reforçou o papel da sociedade na fiscalização: “O trabalho infantil é proibido por lei e pela Constituição. Queremos acabar com essa prática, que infelizmente ainda é culturalmente aceita. As pessoas precisam entender que ela traz malefícios graves, como evasão escolar, analfabetismo funcional e é porta de entrada para outras violações como o uso de drogas e a exploração sexual de crianças e adolescentes.”
Wescley Barbosa, representante da Coollab Creative, também esteve presente e apresentou as orientações sobre boas práticas de atendimento, segurança e comercialização de bebidas durante o evento: “Esse momento é fundamental. Estamos há mais de 60 dias trabalhando junto com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e órgãos de fiscalização como o Ministério Público, sempre atentos às questões da infância, da segurança técnica e da organização da festa. Queremos sair daqui fortalecidos, porque sabemos que uma das marcas do nosso São João é a segurança.”
O evento conta com o patrocínio das marcas: Coca-Cola, Azul Linhas Aéreas, Claro, Guanabara, EMS, Mioche, UNIFIP, SERCOSI, Ballantine’s, Patos Shopping, Brisanet, STTRANS, MegaPharma, PROCON, EletroLaser e Governo do Estado da Paraíba.
Mín. 21° Máx. 35°