A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, lançou a II Ecogincana Municipal - Pensar no futuro, agir no presente, para sensibilizar escolas e comunidades escolares sobre os benefícios da coleta seletiva e descarte correto dos resíduos.
Durante entrevista concedida ao programa Jornal da Manhã pela Rádio Morada do Sol FM, na manhã desta terça-feira (09), a secretária de Meio Ambiente Manoella Rodrigues disse que ao contrário do ano passado, nesta segunda gincana além dos alunos e equipes da escolas, também podem participar a comunidade do entorno da escola.
Manoella ressaltou que o objetivo maior da Ecogincana é estimular a cultura da coleta seletiva na cidade de Patos, tendo como principal canal as escolas e toda a comunidade escolar.
"Se você mora próximo a uma escola que está inscrita e que participa da Ecogincana, então pegue seu reciclável e deposite lá na escola, que esse material será enviado para a reciclagem", explicou a secretária.
Dentre os materiais recicláveis mais comuns estão os recipientes e embalagens de plástico, garrafas pet, latinhas, panelas velhas, e até papéis que estejam limpos.
A coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental, Marcela Abrantes, também participou da entrevista e esclareceu mais detalhes sobre a II Ecogincana Municipal, que já está com as inscrições abertas até dia 19 de agosto.
Marcela enfatizou que este ano, além das escolas públicas, também vão participar escolas estaduais e privadas. Também complementou que a ecogincana funciona como um artifício pedagógico usado para trabalhar a conscientização sobre a coleta seletiva, e que na cidade de Patos já existe uma associação de catadores de recicláveis para coletar os materiais reunidos na gincana.
A partir do dia 22 de agosto, cada escola organizará a dinâmica da gincana com a estimulação dos alunos e de toda a comunidade escolar para levarem os materiais recicláveis para a escola.
Após isso, a escola aciona a associação de catadores para fazer a coleta de todo o material, que é levado para o galpão, onde é pesado e anotado. Ao final do período que engloba a ecogincana, que segue até dia 21 de outubro, é feita a soma total para gerar um proporcional que será comparado entre as escolas.