Entidades ligadas as Políticas Públicas em apoio a mulheres vítimas de violência em Patos Paraíba se reuniram na manhã desta terça-feira 20/9 e intensificaram a discussão em torno do que está sendo planejado para unir esforços e tentar construir uma política unificada e séria para a mulher patoense. Foi uma parceria firmada entre, Prefeitura de Patos, Governo do Estado e UNIFIP. O Conselho das Mulheres foi quem intermediou a reunião.
A reunião contou com a presença de várias pessoas representantes das mais variadas classes sociais, além da Delegada de Polícia, coordenadora das delegacias de atendimento a mulher na Paraíba COORDEAM, Sileide Azevedo e os representantes da comissão formada na audiência pública realizada dia 24 de agosto, na Câmara Municipal de Patos, composta pela delegada da mulher de Patos, Silvia Alencar; vereadora Nadgerlane Rodrigues, secretária de políticas para mulher de Patos Brigida Emanuele, as advogadas Mayres Limeira, Roberta LIvia, Daniele Lucena, a professora do curso de Direito da UNiFip, Daniele Marinho, Pastora Joana Darc, Maria Joseny, Pastoral de Idoso e a presidente do Conselho Municipal dos direitos da mulher, Samara Oliveira, bem como o único homem que faz parte da comissão, vereador e Policial Civil, Rafael Gomes.
Foram debatidos assuntos como a patrulha Maria da Penha, que deve ser implementada no âmbito de Patos, sendo adotado o modelo já existente no Estado da Paraíba; também melhoramentos no atendimento e na localização estratégica para a Delegacia da Mulher; criação de equipes multidisciplinares para acompanhamento dos casos de violência, bem como garantir o cumprimento e a eficácia de medidas protetivas.
As ações serão realizadas em parceria entre órgãos públicos, a exemplo de possíveis convênios entre polícia civil e prefeitura de Patos através da secretaria de políticas públicas voltadas para mulher. As reuniões têm o intuito de avançar e criar meios para que se possa realmente dar uma maior atenção e acolhimento aos casos de violência que necessitem de um acompanhamento mais específico.
Mín. 22° Máx. 37°