O jornalista e suplente de deputado federal Heron Cid (PSB) reforçou o apoio à reeleição do governador João Azevêdo (PSB), no segundo turno, e anunciou a intenção de criar um Fórum Estadual de Formação e Renovação Política para incentivar a participação de novos agentes na vida pública. Entusiasta de um movimento de renovação, Heron teve o tema como principal bandeira de sua primeira candidatura à Câmara Federal. Mesmo fora do processo eleitoral, ele dará continuidade a essa luta. O jornalista também anunciou seu retorno às atividades profissionais, após o segundo turno das eleições.
Heron Cid falou sobre esses assuntos em ‘live’ transmitida pelo Instagram na noite desta quarta-feira (5). Na conversa, ele avaliou sua candidatura, a conquista de uma suplência na Câmara, agradeceu pelos 8.544 votos obtidos no pleito e se disse encorajado a continuar defendendo a renovação política na Paraíba e no Brasil.
“Em todo esse processo percebi que essa é uma necessidade da nossa sociedade e assumo este compromisso cidadão, depois de dialogar e ouvir tantas pessoas. Independente de eleição, essa é minha uma contribuição; partilhar e incentivar mais pessoas com perfil fora do padrão tradicional a participarem da política”, afirmou.
Ele lembrou da sua trajetória e de como nasceu sua candidatura, de alguém sem nenhuma tradição política, de família simples e que entrou na disputa motivado a oferecer contribuição no momento difícil da vida pública brasileira. “O atual modelo eleitoral e um Congresso que virou balcão de emendas sufocam a possibilidade de novos quadros na política”, criticou, reforçando a proposta de limite de uma reeleição para cargos legislativos e o critério de inelegibilidade para parentes do primeiro grau de vereadores, deputados e senadores.
As eleições desse ano produziram uma das menores taxas de renovação política no legislativo dos últimos anos. Menos de 40% do Congresso foi renovado, o que demonstra, na opinião de Heron, o efeito do bilionário orçamento secreto, usado como moeda de troca para apoios e adesões.
A volta ao jornalismo – Heron Cid aproveitou a live para anunciar que pretende retornar ao exercício profissional do Jornalismo. Antes de disputar a eleição, ele estava à frente do portal MaisPB, do blog que leva seu nome e do Programa Hora H, na RedeMais, que conecta 25 rádios no estado.
“Vou retomar as minhas atividades profissionais no jornalismo. Contudo, isso só acontecerá após o segundo turno, porque não acho razoável retornar quando processo eleitoral que eu participei como candidato ainda está em curso. Após outubro, passada as eleições, marcarei a data e estarei de volta ao ar no rádio e às análises políticas no meu blog”, ressaltou.
Apoio a João Azevêdo – Na Live, Heron Cid reiterou o incondicional apoio à reeleição do governador João Azevêdo (PSB): “É um homem sério, competente e ponderado. É o caminho mais correto e responsável para a Paraiba”, reforçou.
Eleição nacional – Eleitor de Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno no âmbito nacional, Heron Cid não pretende votar em nenhum dos candidatos que estarão no segundo turno presidencial.
“Sempre fui um crítico contundente a essa polarização odiosa e vazia de conteúdo, baseada no fanatismo político desprovido de lucidez, senso crítico e projeto de nação. Sempre torci e preguei outro caminho. Manterei minha coerência. Respeito e compreendo os eleitores de Lula e de Bolsonaro, mas até agora – como milhões de brasileiros – não me sinto convencido de que um ou outro tirará o Brasil do ambiente do extremismo ideológico para o terreno das soluções práticas. Digo isso com tristeza”, lamentou.
Mín. 23° Máx. 36°