A Câmara Municipal de Patos-PB, aprovou na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 11 de abril, em 2ª e última votação, o PL Nº 028/2023 que denomina Praça Juliano Oliveira dos Santos (Cabo Juliano) um logradouro público localizado no Loteamento Luar de Angelita, no bairro Novo Horizonte. De autoria do vereador Davi Maia (DC), a matéria foi aprovada por unanimidade em duas votações. “Uma homenagem mais que justa, pois se trata de um cidadão que prestou relevantes serviços à sociedade na condição de Policial Militar e que morreu, infelizmente, justamente vítima da violência que ele tanto combatia. ”, justificou o parlamentar, agradecendo o apoio dos pares.
As votações foram acompanhadas por familiares do homenageado. A esposa do CB Juliano, Lamara Lígia Cardoso Sobral Oliveira, falou em nome da família. “Agradecemos ao excelentíssimo vereador Davi Maia pela propositura e, aos demais vereadores, pela aprovação unanime desse projeto. Estamos felizes com a justa homenagem a quem prestou tantos serviços para a comunidade Patoense. Aquele que deixou bons frutos, sempre será lembrado.”, resumiu a viúva.
Discussão e votação
Durante as discussões em torno da matéria, o vereador Zé Gonçalves foi o primeiro a se pronunciar. “Excelente iniciativa do vereador Davi. Espero que essa praça se torne um espaço vivo, diferente da situação em que vive o bairro. ”, observou o edil, ressaltando a importância da preservação da memória e do logradouro público que receberá o nome do homenageado.
O vereador Sgt. Patrian, colega de corporação do CB Juliano, relembrou momentos em que trabalharam juntos. “Em muitas situações lhe dei suporte, da mesma forma que ele também meu deu. Na corporação, éramos um único corpo. ”, testemunhou emocionado o parlamentar, lamentando a morte do colega de farda.
Violência Urbana
O PM foi vítima de um assalto no dia 12 de fevereiro de 2022. Ele estava em casa com a família, quando dois criminosos faziam um “arrastão” na Rua José Araújo sobrinho, onde morava no bairro Novo Horizonte e foi atingido por disparos de arma de fogo efetuados pelos bandidos. Mesmo socorrido por uma ambulância do SAMU e levado para o Hospital Regional de Patos e, posteriormente, para um Hospital de Campina Grande, acabou morrendo no dia de seu aniversário, 25 de fevereiro, quando completou 40 anos.
CB Juliano é filho do casal João Ludugero dos Santos e Maria da Graça Oliveira dos Santos. Além da esposa, Lamara Lígia Cardoso Sobral Oliveira, ele deixou um filho de 04 anos, João Rafael Cardoso Oliveira. Ele ingressou nas fileiras da Polícia Militar da Paraíba no ano de 2002 e se destacou pela atuação na 4ª Companhia de Policiamento de Trânsito (4ª CPTRAN), onde se notabilizou pelo rigor que mantinha nas fiscalizações.
Mín. 23° Máx. 36°