A Câmara Municipal de Patos-PB, em datas ainda a serem definidas, realizará Sessões Ordinárias itinerantes em alguns bairros da cidade e no distrito de Santa Gertrudes, neste 2º Período Legislativo de 2023. A solicitação, protocolada pelo vereador Jamerson Ferreira (Podemos) através do Requerimento Nº 0988/2023 foi aprovada por maioria: 10 X 03. “Fico triste por não ter conseguido convencer meus colegas que votaram contra. Entendo que seja importante que os vereadores estejam nas comunidades, não somente no período de campanha. De qualquer forma, nosso requerimento foi aprovado pela maioria e, em resposta a essa ausência de público nesta casa, nós iremos até onde o povo está.”, comemorou Ferreira, acrescentando que espera o quanto antes que a presidente da casa agende as datas e os locais.
Tide Eduardo (UB), presidente da Mesa Diretora da casa Juvenal Lúcio de Sousa, reconhece a importância dessa aproximação com as comunidades, mas enfatiza a complexidade dos trabalhos de deslocamento dos trabalhos legislativos até essas localidades. “Precisamos discutir, além da definição das datas e dos bairros em que faremos essas Sessões Ordinárias, a logística de deslocamento de toda a estrutura da câmara.”, ressaltou a parlamentar, avaliando os dispêndios das equipes de apoio, formadas por servidores e colaboradores que precisam estar presentes durante os trabalhos.
DISCUSSÃO
Os vereadores que votaram favoráveis ao que requerimento justificaram seus posicionamentos à importância do contato direto com os moradores da periferia e de ouvir seus reclames. “Confesso que tinha em mente a ideia do Gabinete Itinerante para chegar aonde às ações governamentais não chegam.”, revelou Willa da Farmácia (Pros), parabenizando o colega Ferreira.
Josmá Oliveira (PL) elogiou o colega Jamerson pela iniciativa, dizendo: “por incrível que pareça, muitas pessoas que tem contas nas redes sociais não tem acesso ao sinal de internet e, consequentemente, não têm como acompanhar nossos trabalhos através das lives”, observou o edil, fundamentando a importância do contato direto com as pessoas nas comunidades, através dessas Sessões Itinerantes. “Só fortalece a democracia”. Pontua.
O vereador Sgt. Patrian lembrou que já faz esse trabalho pessoalmente nas comunidades, através de seu gabinete itinerante, mas concorda com a força que terá o coletivo. “Estando presentes junto do povo, acredito que muitos dos pleitos serão atendidos.”, acredita o edil.
O vereador Ramon de Chica Pantera (UB) concorda com a realização das Sessões Itinerantes, mas cobrou que os debates se limitem a apenas os problemas das comunidades. “Espero que os colegas não utilizem esse espaço como palanque político. Não vou admitir isso.”, prometeu.
Dércio Motos (Solidariedade) defendeu a aprovação do requerimento por acreditar que a presença do parlamentar nas comunidades é imprescindível. “Eu já vivo na rotina das periferias.”, asseverou. Nandinho (Avante) considerou o requerimento do colega Jamerson um dos mais importantes do 2º semestre de 2023. “Especialmente com aqueles que não tem condições financeiras de pagar uma condução pra vir a esta casa, e os que não têm sinal de internet em casa.”, justificou.
Já os vereadores Emano Araújo (Solidariedade), Davi Maia (DC) e Marco Cesar (Podemos), entenderam que essas sessões não contribuem com a proposta de aproximação da câmara com o povo. “Muito embora reconheça a boa intenção, entendo que essas sessões servirão apenas de palanque eleitoral.”, justificou Emano. “Uma ideia louvável. No entanto, acredito que por questões de logística e de agenda, não acredito que isso seja possível.”, justificou Davi Maia.
CM
Mín. 22° Máx. 37°