O prefeito de São José de Espinharas, na Região Metropolitana de Patos, Netto Gomes, participou na manhã desta quarta-feira (30), do protesto contra a redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por parte do Governo Federal.
A manifestação, encabeçada pela Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) aconteceu na Praça dos Três Poderes, em João Pessoa, e reuniu prefeitos de diversas regiões da Paraíba.
“São José de Espinharas vem sendo prejudicada com a diminuição das receitas e está prejudicando a realização de serviços na cidade”, comentou Netto Gomes.
Entre os prefeitos presentes estiveram Nabor Wanderley (Patos), Cícero Lucena (João Pessoa), Vitor Hugo (Cabedelo), Luciene Gomes (Bayeux), José Aldemir Meireles (Cajazeiras), entre outros.
A queda de receitas somada ao aumento das despesas mensais levou 48% dos municípios paraibanos – o que equivale a 107 prefeituras – a fecharem o primeiro semestre de 2023 com as contas no vermelho. É o que informou, nesta quarta-feira (30), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). No mesmo período de 2022, a porcentagem chegava a 6%.
De acordo com a entidade, na Paraíba, a cada R$ 100 arrecadados nos pequenos Municípios, R$ 91 foram destinados a pagamento de pessoal e custeio da máquina pública.
Mín. 23° Máx. 36°