Se tivesse que eleger um vencedor das eleições suplementares de Mãe D'Água, neste domingo (12), seria o prefeito Francisco Cirino (Republicanos) que obteve uma grande vitória através da eleição de seus aliados. A eleição em Mãe D’Água trouxe uma nova configuração política para a cidade com o fortalecimento da base do prefeito.
Francisco Cirino não só saiu fortalecido politicamente como terá mais tranquilidade para terminar seu segundo mandato.
O prefeito, que em dado momento da legislatura chegou a ter minoria na Casa Carmita Dantas, volta a ter uma base ampla e folgada para aprovar seus projetos que ficaram parados sem votação por pelo menos três meses após a cassação de todos os nove vereadores da Câmara.
Embora o Republicanos tenha perdido seis vereadores da sua bancada, nesta eleição conseguiu eleger sete vereadores, aumentando assim a base do prefeito.
Os vereadores eleitos do Republicanos foram: Luciano Goga, Ybérica Nunes, Delma, Eduardo Carrasco, Vandim, Del de Rivaldo e Marcelo Santana. Ressalta-se que dois dos seis eleitos pelo partido são novatos na Casa Carmita Dantas: Ybérica Nunes e Marcelo Santana.
Este resultado mostrou a força da situação no município e representou um marco para o partido Republicanos na região, evidenciando uma forte aceitação de suas propostas pela população local.
Na eleição de 2020, Cirino havia feito uma bancada de 6 parlamentares, mas no meio do caminho, dois vereadores saíram da situação para oposição.
O prefeito voltou a ter maioria posteriormente com a adesão do vereador Luciano Goga, que acabou saindo do Cidadania e sendo reeleito agora pelo Republicanos.
SITUAÇÃO
Luciano Goga (Republicanos)
Ybérica Nunes (Republicanos)
Eduardo Carrasco (Republicanos)
Vandim (Republicanos)
Del de Rivaldo (Republicanos)
Marcelo Santana (Republicanos)
Delma (Republicanos)
OPOSIÇÃO
Luis Carioca (Cidadania)
Nelson (Avante)
Vicente Conserva - 40 Graus
Mín. 23° Máx. 36°