Com o objetivo de efetivar a coleta seletiva no município, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS), vem desenvolvendo várias ações para que Patos seja uma cidade cada vez mais sustentável, desde a desativação do Lixão à implantação da coleta seletiva.
Objetivando efetivar de forma eficaz a coleta seletiva no município, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), foi realizada nesta terça-feira (12) uma capacitação para os membros das associações de catadores de materiais recicláveis – Ascap e Recicla Patos.
A secretária da Semads, Manoella Rodrigues, enfatizou que o fechamento do lixão acarreta grandes problemas com relação aos resíduos, problemas enfrentados pelo mundo inteiro. “Com o fechamento do lixão, isso vai trazer grandes problemas com relação aos resíduos. E isso não é só Patos que enfrenta. Problemas de resíduos sólidos a gente tem enfrentamento no mundo inteiro. Então, para que a gente possa tentar solucionar aos poucos, a primeira etapa é a capacitação. E a importância desses catadores é fundamental nesse processo. Eles são a estrela da coleta seletiva. A partir do momento que a gente está formando eles, nós estamos capacitando para uma coleta seletiva mais efetiva dentro do município. E quando a gente traz o governo do Estado também junto com a gente, a gente também acarreta mais parcerias e um possível investimento a mais para que a coleta seletiva dentro do município funcione de forma efetiva e 100%”, enfatizou.
Quem também esteve presente na formação foi o vice-prefeito, Jacob Souto, que ressaltou a importância da parceira entre a gestão Estadual e Municipal. “Isso é muito bom, essa parceria que se dá entre o Governo do Estado, o Governo Municipal e essas associações. Só quem tem a ganhar é a população com todo esse treinamento que será iniciado. Esse início da coleta seletiva no bairro de Salgadinho, que será estendido para os demais bairros, se faz necessário um treinamento para que as pessoas entendam como a gente deve fazer a própria coleta seletiva, inicialmente em casa e depois pelos catadores. A presença aqui, tanto da Recicla como da ASCAP, é de fundamental importância”, pontuou Jacob.
A formação foi executada pela gerente operacional de coleta seletiva da SEMAS, Geovana Alves, onde também ouviu as experiências, dificuldades e dúvidas das associações, juntamente com a gerente executiva de resíduos sólidos da Semas, Denise Miranda que reforçou a importância do papel do catador no processo da coleta seletiva. “O agente mais importante desse processo é o catador. A gente precisa entender que o catador ele é o agente que vai fazer a execução da gestão dos resíduos dentro desse município, e como fazer essa gestão com eles, entendendo o processo de trabalho, entendendo a dignidade dessa pessoa e também fazer com que eles compreendam a importância do trabalho deles dentro do município”, esclareceu Denise.
SECOM
Mín. 24° Máx. 37°