A presidente do Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa e Patos, Maria Joseny (Josa), divulgou nesta quarta-feira, dia 20 de dezembro, o relatório das ações do órgão neste ano de 2024.
Segundo a dirigente, durante participação no Balanço da Notícia, na Itatiunga FM, os dados revelam números alarmantes de violência contra a pessoa idosa, em Patos, principalmente no período pandemico e pós-pandêmico.
Josa disse que só o Conselho de Direito da Pessoa Idosa recebeu cerca de 15 denúncias de violência contra idosos, relacionadas a negligência, abandono, violência psicológica, verbal, patrimonial e física.
Ela apresentou um levamento feito pelo Conselho, mostrando que as maiores vítimas de violência contra a pessoa idosa no município de Patos, são mulheres na faixa etária, de 85 a 89 anos.
Maria Joseny assegurou que até o último mês de novembro, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, atendeu 17 casos de violência contra a pessoa idosa.
Josa fez um apelo para que as pessoas que detectarem casos de abandono, negligência ou violência contra uma pessoa idosa, procurar o Conselho Municipal de Direito da Pessoa Idosa, que fica na Casa dos Conselhos, localizada à Rua Galim Assis (antiga Rua da Pedra), onde terá uma escuta qualificada, e dos dados são sigilosos. Ouça:
Mín. 24° Máx. 37°