A Sceretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba - SEMDH/PB, Lídia Moura, foi agraciada com um Título Honorífico de Cidadã Patoense durante a última Sessão Solene de 2023 da câmra municipal de Patos, realizada no último dia 06 de dezembro. A vereadora Fátima Bocão (Republicanos) é autora da honraria. “Em reconhecimento ao relevante trabalho que ela vem fazendo em todo o estado e pela atenção dada ao nosso município”, sustenta a parlamentar.
Durante pronunciamento na tribuna da casa Juvemal Lúcio de Sousa, Lídia Moura agradeuceu, emocionada, a parlamentar. “Pois sou uma mulher do interior, de uma cidade muito pequena do Piauí e que migrou muito cedo para Brasília e que depois acabou vindo pra Paraíba”, rememorou, agradecendo, também, aos demais membros do Poder Executivo de Patos pela aprovação unanime, “especialmente a Fatinha que me oferece essa possiblidade honrosa de ser oficialmente filha de Patos”, ressaltou Lídia.
Naturalidade
Lídia Moura Silva, nasceu na cidade de Regeneração-PI. É Jornalista, formada em Comunicação Social/Jornalismo (UNiCEUB-DF - 1989), Especializada em Gênero e Diversidade Humana ( Escola Superior da Magistratura) e Bacharel em Direito (UFPB - 2021). Foi secretária de Articulação Política da Prefeitura de Campina Grande e ocupou cargos como os de chefe da Coordenadoria de Comunicação Social da cidade de Sobradinho/DF, durante o Governo de Cristovam Buarque; coordenadora de Comunicação Social do Conselho Federal de Psicologia; chefe da Comunicação do Conselho Regional de Farmácia/DF; diretora do Instituto Brasileiro de Defesa dos Usuários de Medicamentos – IDUM e Assessora Técnica da PMCG.
Foi membro do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de João Pessoa. Integra o Instituto Elizabeth Teixeira, coletivo feminista que atua pelos direitos das mulheres e no combate ao racismo. Foi membro do Conselho Curador da Fundação Juscelino Kubitschek e Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Município de João Pessoa. À frente da pasta implantou a Ronda Maria da Penha, serviço que monitora a vida das mulheres detentoras de medidas judiciais protetivas, em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba.
Por meio da realização de conferências, oficinas, debates, pesquisas e elaboração de projetos atua em consultorias, assessorias, treinamentos e capacitações nas áreas de políticas públicas para as mulheres, políticas de enfrentamento à violência, trabalho e renda, empoderamento, gênero, raça e etnia, organização da sociedade civil, política partidária, comunicação social, campanhas eleitorais, construções de plataformas e planos de governos. Como jornalista atuou na TV Borborema, Rádio Campina FM, Rádio Cidade Esperança-CG, Revista Telebrás, SINTTEL-DF, Lumiar Comunicação, Rádio Nacional da Amazônia e outros.
CM
Mín. 23° Máx. 36°