A horta comunitária é parte de um projeto da União das Comunidades Quilombolas de Coremas (Unequico), dirigido por Maria do Desterro Ferreira. O projeto tem apoio do Instituto Solea, que é uma organização não-governamental de origem familiar dedicada à redução das desigualdades no Brasil, que atua através de parcerias em todo o território nacional.
Na Unequico, são desenvolvidas ações de valorização cultural e inclusão social para a formação qualificada de jovens e crianças quilombolas das três comunidades de Coremas (Cruz da Tereza, Mãe D’água e Barreiras).
Atualmente, o projeto realiza atividades de reforço escolar, de formação continuada dos professores, com apoio da UFPB, e de valorização dos saberes quilombolas, com oficinas de louça de barro e produção de alimentos na horta.
A horta comunitária está localizada em Cruz da Tereza e foi pensada pela necessidade de abordar a alimentação de qualidade e a segurança alimentar na comunidade.
A horta teve também o apoio da Associação Quilombola de Santa Tereza, com o presidente José Aldemi Lira da Silva, e o terreno foi cedido pela Igreja Nova Vida.
As atividades pedagógicas são feitas por Ana Lúcia Tomaz, quilombola de Cruz da Tereza e estudante de técnico em agropecuária pelo IFPB Campus Sousa (PB), que também já orientou atividades de Educação ambiental com ervas medicinais para as crianças da Unequico.
Folha Patoense
Mín. 24° Máx. 37°