As emergências das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Patos estão ficando lotadas desde o início deste mês, por pacientes que apresentam um quadro viral com ocorrência de vômito, diarreia e dor abdominal, aumentando os atendimentos nessas unidades. Muitas pessoas têm associado esses sintomas à proliferação de moscas, comum nesse período. A famosa virose da mosca na verdade se trata de gastroenterite, uma irritação e inflamação do tubo digestivo, incluindo o estômago e o intestino. As causas mais comuns são agentes virais, bactérias, parasitas e as intoxicações alimentares.
Aa reportagem do Portal Patoense conversou com o médico Dr. Rafael Nóbrega, diretor técnico da UPA João Bosco de Araújo, localizada no bairro Jatobá, que confirmou o aumento nos atendimentos, tanto pela virose quanto pacientes com sintomas gripais, e alertou sobre os cuidados.
”As viroses mais comuns nessa época do ano são aquelas que causam a gastroenterite aguda ou infecção intestinal que é uma doença que afeta o estômago e o intestino, causando diarreia, vômito, febre e desidratação. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou toxinas presentes em alimentos ou água contaminados. Os principais vírus responsáveis por essa doença são os enterovírus e adenovírus. Para evitar a gastroenterite aguda, é preciso ter alguns cuidados com a higiene e a alimentação, como lavar bem as mãos e os alimentos, beber água tratada ou fervida, evitar alimentos crus ou mal cozidos, e não compartilhar objetos pessoais com pessoas doentes. Se você tiver sintomas de gastroenterite aguda, procure um médico e tome bastante líquido para se hidratar.
Além disso, também temos as infecções respiratórias que tem como principais sintomas: coriza, tosse, febre, mal-estar, dor de garganta e dores no corpo, onde as principais são o resfriado comum, Zika, Chikungunya, COVID-19, e Dengue. Todas devem ser tratadas de acordo com os sintomas, analgésicos, anti-inflamatórios e hidratação. Se atentar aos sinais de alerta que são: vômitos incoercíveis, febre que não passa mesmo com o uso de medicação, dor abdominal intensa e desorientação. Em caso de sintomas leves a orientação é que as pessoas procurem as unidades de saúde da família e em caso de sintomas graves, os mesmos se dirijam as UPAs. Porém, a prevenção é o melhor remédio, como o uso de máscaras, evitar contato com pessoas doentes, e lavar bem as mãos e alimentos”, orientou o médico.
Wânia Nóbrega - Portal Patoense
Mín. 24° Máx. 37°