Moradores do bairro Santo Antônio, na cidade de Patos-PB, estão sofrendo com as constantes quedas e subidas repentinas de tensão na rede de energia elétrica. Segundo relatos, durante o dia, a tensão sobe acima de 220 volts enquanto que a noite cai para menos de 100.
O maior problema vem sendo constatado na Rua Basta Gomes onde os problemas e dor de cabeça são constantes para os consumidores que já contabilizam prejuízos imensos. “Já teve dia aqui da tensão chegar a nível inaceitável e perigoso de 84 volts", disse um morador da referida rua.
De acordo com o professor Amberg Leitão, outro morador da localidade, o fato já foi comunicado a concessionária de energia elétrica (Energisa) que enviou uma equipe para verificar o que vem ocorrendo por duas oportunidades, tanto pela manhã quando sobe demais, quanto a noite quando desce a níveis perigosos e inaceitáveis.
“Eles vieram aqui fizeram vários testes e constataram o problema. Nos informaram que tudo foi comunicado a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), mas até o momento nada foi feito para solucionar nosso problema”, disse ele acrescentando que a noite mal consegue ligar os eletros domésticos e que o portão central de sua casa mal abre como mostra o vídeo a seguir.
Segundo ele, alguns eletros têm dificuldade para funcionamento. Um ventilador por exemplo, para de funcionar de repente e depois volta numa velocidade assustadora. O mesmo ocorre com a geladeira que dispara em sequência louca a cada 4 minutos, o que não é natural.
O professor relatou que, não na sua residência, mas alguns vizinhos já tiveram eletros domésticos queimados e com prejuízos incalculáveis. Nosso temor não é só pela queima de algum eletro, mas até de um incêndio já que isso acontece todos os dias”, contou ele.
Segundo ainda o morador, este problema vem ocorrendo há mais de dois anos sem que ninguém tome uma providência.
Uma das equipes da concessionária que foi ao local informou que teria que ser feita troca do transformador da área por um mais potente, bem como outros serviços para aumentar a capacidade de carga do setor.
“Quando cheguei aqui para morar, quase nem tinha residência, tudo era mato praticamente. Hoje o bairro cresceu e já está tomado de casas e prédios. Mesmo assim, creio que não foi feito nenhum melhoramento para suportar toda a carga”, disse o professor.
A problemática maior vem ocorrendo na Basta Gomes, pois na rua tem o último poste de rede local, o chamado fim de linha. "A rede vem distribuindo desde a Oscar Torres e o último poste fica na Basta Gomes", disse ele.
Amberg relatou que recebe constantes alertas da empresa a qual administra sua energia solar relatando as constantes subidas de tensão até 240 volts como ocorreu nesta quarta-feira (07). Veja abaixo.
Com informações Portal 40 Graus
Mín. 24° Máx. 37°