Nos dias 23 e 24 de abril, policiais militares pertencentes ao 3º Batalhão de Patos, participaram de uma instrução de Padronização do Atendimento a Ocorrências de Violência contra Mulheres: Lei Maria da Penha e Rede de Enfrentamento, na sede desse unidade operacional, em Patos - PB.
A instrução foi realizada para os policiais militares que trabalham na atividade operacional das quatro companhias pertencentes ao 3º BPM, sendo ministrada pela Capitã Gabriela, comandante estadual da Patrulha Maria da Penha, e por Mônica Brandão, Coordenadora Estadual do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha. Logo, a instrução visa aprimorar o atendimento oferecido por esses policiais nos casos de violência contra mulheres, alinhando-se aos preceitos da Lei Maria da Penha e ao Programa Estadual de Proteção às Vítimas de Violência Doméstica - SOS MULHER, do Governo do Estado da Paraíba.
Com esse propósito, foram abordados diversos aspectos durante a instrução, com uma apresentação detalhada da Lei Nº 11.340/2006 e, posteriormente, discutidos os protocolos de atendimento a ocorrências de violência contra mulheres, com ênfase na segurança da vítima e na aplicação efetiva dessa Lei. Além disso, foi apresentado o Programa Estadual de Proteção às Vítimas de Violência Doméstica - SOS MULHER, incluindo informações sobre seus objetivos, procedimentos e recursos disponíveis para proteger e assistir as vítimas de violência.
O TC Esaú, comandante do 3º Batalhão, reforça o quanto essa instrução simboliza a busca em aprimorar os conhecimentos e, assim, fortalecer o compromisso dos policiais militares com a promoção da segurança e dos direitos das mulheres, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Ascom 3º BPM
Mín. 24° Máx. 37°