A Polícia Civil, por meio da Delegacia Seccional de Princesa Isabel, instaurou um Inquérito Policial para investigar um possível crime ambiental na zona rural de Manaíra, no Sertão da Paraíba.
De acordo com o delegado Gutemberg Cabral, o incêndio ocorrido nesta quarta (6) e quinta-feira (7), destruiu 15 hectares de vegetação da caatinga no Sítio Tapuia, nativa do bioma.
O delegado informou que a perícia do IPC esteve no local e após um exame minucioso da área destruída irá emitir relatório circunstanciado do desmatamento.
Conforme Gutemberg Cabral, tudo aponta que houve de fato uma queimada supostamente controlada em uma área delimitada e outros fatores levaram ao seu descontrole provocando um incêndio da dimensão numa área de reserva legal florestal.
A autoridade policial acrescentou que o Ibama já tinha multado os proprietários da localidade por responsabilidade em dano ambiental em incêndios em vegetação protegida. “Um deles recebeu uma multa de R$ 14 mil”, contou Gutemberg.
Os responsáveis poderão responder por crimes ambientais previstos na Lei 9.605/98, conhecida como a Lei da Natureza. Veja vídeo:
Mín. 22° Máx. 37°