A comunidade Trincheiras, na zona rural de Patos, começou nesta quinta-feira (16), a distribuição de sementes para seus associados e cadastrados no Banco de Semente Comunitário para refazer o seu plantio.
De acordo com a líder comunitária, Jeany Venâncio, a Associação Comunitária já faz a entrega dos grãos desde 2018, onde os agricultores se associam espontaneamente, e a “moeda” são as próprias sementes.
Jeany explica que esse sistema assegura que cada família produza e beneficie sua própria semente, destinando parte da produção para um estoque comunitário gerenciado coletivamente.
“Hoje nós estamos com poucas sementes porque houve algumas perdas de safra no decorre do ano, porém a gente ainda mantém uma quantidade que dar para suprimir as necessidades dos cadastrados”, explicou Jeany.
Foram beneficiadas 11 famílias que receberam os grãos de feijão, milho, sorgo e jerimum. O programa de distribuição de sementes também atende os agricultores que não são associados ou cadastrados na Associação Comunitária das Trincheiras.
Ver essa foto no Instagram
Mín. 24° Máx. 35°