A Secretaria de Agricultura de Patos realizou, na última semana, visitas na zona rural do município e concluiu os laudos amostrais do Garantia Safra 2021/2022.
As visitas foram feitas nas propriedades dos agricultores e agricultoras sorteados no programa e realizadas de acordo com o número de inscritos, sendo que no município foram inscritos mais de 200 agricultores (as) com 20 laudos amostrais.
O engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Iere Caindre, explicou o porquê dos agricultores cumprirem os requisitos.
“As famílias sorteadas nesses laudos, elas recebem a nossa visita e devem cumprir todos aqueles pré-requisitos já sabidos para que possam ser beneficiados com o garantia safra, uma área mínima, culturas, amparados pelo auxílio e aquelas famílias, aquele agricultor que não é encontrado, que é desconhecido na comunidade, ou aquele que não realizou o plantio, ele é automaticamente excluído do programa mesmo tendo aderido ao programa através do pagamento do boleto”, esclareceu.
Iere Caindre explicou que para a safra seguinte, 2022/2023, o valor do benefício será de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) e os agricultores que estão com problemas nas DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) devem buscar sanar junto a EMPAER para o período de inscrição que deverá ocorrer em outubro e novembro.
O engenheiro agrônomo lembrou que o pagamento da safra 2021/2022 é realizado após análise do Ministério da Agricultura. “Nós concluímos os laudos, enviamos para o Ministério da Agricultura e, durante esse segundo semestre será analisado para que o resultado saia no final do ano e início do próximo”, explicou.
Mín. 22° Máx. 37°