O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), revelou nesta quarta-feira (7) os bastidores de uma reunião estratégica com lideranças do Republicanos no estado. Em pauta, as eleições de 2026 e os caminhos para a sucessão no Governo da Paraíba. O encontro, realizado de forma repentina, contou com a presença do deputado federal e líder nacional do partido, Hugo Motta.
Segundo Galdino, o encontro foi marcado por um clima de serenidade e um diálogo franco sobre o futuro político da legenda. “Foi uma reunião muito tranquila. O deputado Hugo Motta compartilhou sua preocupação com o fortalecimento do Republicanos, especialmente em manter a maior bancada estadual, a maior bancada federal e garantir participação na chapa majoritária”, afirmou.
O deputado paraibano também destacou que ouviu exatamente o que esperava de Hugo Motta. “A impressão foi a melhor possível. Hugo está muito focado nos grandes problemas do Brasil, mas continua com um olhar muito especial para a Paraíba e para o nosso partido aqui. Ele deixou claro que quer fortalecer o Republicanos em todas as frentes”, relatou.
Questionado sobre suas pretensões ao Governo do Estado, Galdino reconheceu que o nome natural do partido ainda é o de Hugo Motta, mesmo com o deputado federal tendo sinalizado, por ora, a intenção de permanecer em Brasília. “Tenho a consciência, o equilíbrio e a humildade para reconhecer que a primeira opção do partido é Hugo. Talvez eu seja a segunda. Mas a política é dinâmica. O que é descartado hoje, pode ser reconsiderado amanhã”, pontuou.
Galdino também ressaltou a força de consenso em torno do nome de Motta. “Se ele for o candidato, une toda a base do governo. Não tem aresta com ninguém. Vi declarações de Cícero Lucena e de outros líderes políticos elogiando Hugo, inclusive gente da oposição. Isso mostra a força que ele tem”.
Apesar disso, o presidente da ALPB colocou seu nome à disposição do partido caso Motta opte por não disputar o governo estadual. “Se não houver condições ou se ele preferir continuar o trabalho em Brasília, o meu nome está sim à disposição para representar os Republicanos na corrida pelo governo”, afirmou, destacando sua trajetória como “filho do povo” e político experiente, com passagens por cargos de vereador, prefeito e deputado estadual.
Sobre os desafios de manter a unidade da base governista até 2026, Galdino admitiu que será preciso habilidade política. “Vai precisar de muito jogo de cintura, principalmente do governador João. Todos querem espaço na majoritária e todos têm seu tamanho político. Vai ser uma disputa boa. Mas o importante é que o escolhido represente a maior agregação possível e tenha aceitação popular”, concluiu.
A corrida pela sucessão estadual começa a ganhar forma, e Adriano Galdino se posiciona como uma das peças-chave no tabuleiro político da Paraíba, seja como articulador ou, eventualmente, como protagonista.
Mín. 20° Máx. 34°