A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) segue seu planejamento de modernização das operações e para atender com mais celeridade os clientes instalou novos equipamentos eletrônicos para monitoramento, em tempo real, das estações de bombeamentos.
Foram adquiridos para a Regional das Espinharas, com recursos próprios da Cagepa, diversos equipamentos que vão monitorar o funcionamento das estações de bombeamentos, com transmissão via internet ao Centro de Controle Operacional, em Patos.
“Com estes monitores saberemos a pressão da água ao longo das adutoras”, explicou o subgerente de Controle Operacional, Elissandro Aragão.
De acordo com Aragão, as vantagens dos equipamentos é que vão permitir a constatação mais rápida de possíveis problemas nos percursos das adutoras, possibilitando maior agilidade na identificação de possíveis anormalidades, sendo esta ferramenta essencial na velocidade de manutenção e restabelecimento do sistema de abastecimento.
“É um salto importante nas respostas aos nossos clientes, principalmente das cidades que dependem exclusivamente de mananciais mais distantes, a exemplo do sistema Coremas/Sabugi/Assunção”, disse o gerente Jonatas Raulino.
Raulino ainda lembrou que a Cagepa vem investindo em equipamentos voltados para novas tecnologias em todo estado. “Vem sendo um avanço no acompanhamento mais efetivo de nossa malha de redes e adutoras, e no Regional das Espinharas os primeiros equipamentos recebidos já estão fazendo parte do controle operacional do ramal Patos/Assunção – complemento do sistema adutor Coremas/Sabugi”, afirmou. “Sistema este que é nossa maior extensão de adutora com mais de 150 km e 10 estações de bombeamento”, concluiu.
Mín. 22° Máx. 37°