Discutir o desenvolvimento do território do semiárido e projetar ações de assistência técnica para os produtos rurais, assim como a execução de políticas públicas voltadas para agropecuária. Esse foi o objetivo do encontro promovido pelo Sistema Faepa/Senar da Paraíba na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos, na região do Sertão, e que contou com a participação de representantes de associações e líderes sindicais de 40 cidades do estado.
Além de apresentar ao público uma ampla prestação de contas das ações executadas ao longo deste ano, o momento serviu de debate para avaliar a previsão do orçamento público para o ano de 2023, tendo em vista os desafios dos produtores rurais na execução de suas atividades. O encontro teve início na quarta-feira (30) e se estendeu até esta quinta-feira (1º) na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos.
Esse foi um ano marcado pela recuperação das ações junto aos produtores, principalmente depois do período de dois anos do início da pandemia. Houve um aumento das atividades por parte da federação, bem como o próprio Senar e hoje nós temos em todo o estado quase três mil produtores recebendo assistência técnica. O nosso objetivo é defender o produtor rural e estamos prontos para os desafios e buscar o desenvolvimento”, destacou Mário Borba, presidente do Sistema Faepa/Senar na Paraíba.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos, Sebastião dos Santos Lima, destacou a importância do encontro para avaliar a execução de ações no estado e destacou a necessidade de novos investimentos em favor dos produtores. “Tivemos a participação de representantes sindicais de 40 cidades das mais diversas regiões da Paraíba e durante dois dias vários temas foram discutidos. A preocupação agora é projetar as ações para o próximo ano e buscar mais investimentos em favor do desenvolvimento rural. O produtor tem um papel importante na economia e precisa de apoio, precisa de projetos e assistência”, disse.
Conforme o Superintendente do Senar/PB, Sérgio Martins, a missão de prestar assistência técnica aos produtores rurais do estado vem sendo cumprida pela instituição e vai continuar sendo um compromisso firme para o próximo ano. “Essa mobilização é importante porque a demanda de assistência técnica chega até o Senar através dos sindicatos rurais e nós temos cerca de 8 mil atendimentos já prestados esse ano em todo o estado, considerando as ações voltadas para os produtores. A meta para o próximo ano é ampliar esse trabalho em até 10%, no entanto observando como deve ser a questão do ajuste fiscal”, comentou.
O encontro também foi marcado pela apresentação de experimentos desenvolvidos pelo Sistema Faepa/Senar em municípios da Paraíba, incluindo projetos que estão sendo estudados em outros estados do país a fim de contribuir para o fortalecimento da agropecuária no estado.
Mín. 22° Máx. 37°