Com o objetivo de discutir o fortalecimento da segurança nas comunidades, o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos realizou nesta segunda-feira (13), um encontro entre proprietários de terras e o comando do 3º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba, com sede no município. O pedido de diálogo voltado ao tema ocorreu em decorrência do registro frequente de furtos em várias localidades da área rural.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos, Sebastião dos Santos, o momento foi importante para definir uma estratégia de fortalecimento da segurança nas comunidades. “Esse debate precisava acontecer até porque existia uma reclamação dos produtores rurais sobre como agir diante de uma situação de furto ou roubo. Além das orientações de como denunciar e colaborar para o trabalho da polícia, a reunião foi interessante porque definiu o desenvolvimento de um trabalho estratégico para fortalecer o serviço da patrulha rural observando algumas rotas”, explicou.
Conforme o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Esaú de Lucena, além do reforço da segurança, o intuito é criar um grupo de trabalho específico para atuar na área rural e orientar o homem do campo. “A patrulha rural vai atuar de forma mais incisiva e a partir de um planejamento que ficou definido, a estratégia será cumprida para atuar nesse combate e redução das ocorrências, especialmente àquelas patrimoniais que nesse momento apresentam maior reclamação. A avaliação do encontro é positiva e essa proximidade entre polícia e homem do campo é fundamental para aumentar a segurança”, comentou.
Também estiveram presentes no encontro membros de associações comunitárias rurais e o secretário de Agricultura de Patos, Ferré Maxixe, e policiais militares que atuam no serviço da Patrulha Rural.
Mín. 22° Máx. 37°