A Câmara Municipal de Patos promoveu nesta quarta-feira (16), uma sessão solene requerida pela presidente da mesa diretora da casa, vereadora Tide Eduardo (União) em homenagem ao Dia do Maçom, comemorado no próximo dia 20 de agosto. Representantes das 07 lojas instaladas na cidade participaram das homenagens.
“Procurada pelo ex-vereador Diogo Medeiros, que é maçom, ele me pediu para protocolar o pedido essa sessão”, revelou a parlamentar.
Na tribuna, a presidente da casa fez as honras de boas vindas e, durante pronunciamento de abertura, revelou-se surpresa com o trabalho que Ordem desenvolve na cidade de Patos, no Estado da Paraíba e em todo o mundo.
“Fiquei encantada com o que encontrei. Fiquei maravilhada em saber que a proclamação da republica, a libertação dos escravos e outros fatos históricos importantes em nosso país, tiveram a participação decisiva da maçonaria”, confessou a presidente.
Ela também ressaltou as ações sociais realizadas pelas lojas maçônicas espalhadas pelo país. “São ações que percorrem o terreno da educação, da saúde, segurança alimentar, ajuda às crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social”, pontuou.
Além da presidente da casa, o vereador Josmá Oliveira (PL) também se pronunciou na tribuna. “Parabenizo-os pelo excelente trabalho social que vocês desenvolvem em nossa cidade e em todo o mundo. Nós precisamos de mais pessoas como vocês que se dedicam aos trabalhos sociais.”, asseverou o edil. Representantes de sete Lojas Maçônicas instaladas na cidade participaram da solenidade.
GLPB
Jurisdicionadas pela Grande Loja da Paraíba – GLPB, o Grão Mestre de Honra Marcos Araújo representou as Lojas: Augusto Simões, Aureliano Dantas e a Loja de Estudos e Pesquisas Adauto Maximiano dos Santos.
“É um momento ímpar, de muita alegria, saber que a câmara municipal lembra todos os anos dessa data tão importante para nós maçons”, avaliou o Grão Mestre de Honra.
GOB
Geraldo Gonçalves dos Santos, Venerável da Loja Acácia das Espinharas (GOB), comentou a importância da sessão, atribuindo ao irmão maçom, ex-vereador Diogo Medeiros, a iniciativa. “Quando vereador, ele teve essa iniciativa”, lembrou.
Jair Moises de Sousa, Venerável da Loja Dionísio da Costa (GOB), também comemorou o encontro maçônico. “A exemplo do demais sinto-me grato por essa lembrança que parte desse símbolo que representa a democracia e o povo, que é a câmara de Patos”, resumiu. A Loja Templários do Oriente (GOB), também se fez representada através de seus membros.
GOPB
O Venerável da Loja João Abílio Neto (GOPB), Marcos Antonio Medeiros do Nascimento, falou em nome de seus membros. “A gente não busca visibilidade ou reconhecimento de nossas ações. No entanto, nesses momentos de homenagens, percebemos o quão importante tem sido nosso trabalho”, relatou o professor.
Orador
O Representante do Ministério Público Maçônico, advogado Rogério Dantas, Orador da Loja Acácia das Espinharas, falou em nome dos maçons presentes. Na tribuna, se dirigindo aos membros das Lojas jurisdicionadas às Obediências/Potencias, ele destacou os três princípios que norteiam a maçonaria: liberdade, igualdade e fraternidade.
“Nessa ocasião especial de véspera, nos reunimos em um dos mais sublimes e significativos instrumentos de expressão do Poder da democracia: o Parlamento. E neste particular, na casa do povo de nossa amada cidade de Patos”, preambulou, relatando, em seguida, o histórico que instituiu o dia 20 de agosto como o dia do maçom.
Parlamento Maçônico
Os deputados federal e estadual, Iramilton de Assis Medeiros e José Edson Pedroza Monteiro, respectivamente, representaram seus colegiados.
20 de Agosto
Foi em 20 de agosto de 1822 que o maçom Joaquim Gonçalves Ledo proferiu um discurso da maçonaria em favor da independência do Brasil. “Os povos não são propriedade de ninguém”, afirmava. Naquele momento, a independência do Brasil tomou força e Gonçalves Ledo passou para a história como um dos mais importantes autores da independência do Brasil, senão o maior.
Em setembro de 1918, outro maçom, Antenor de Campos Moura, então Venerável da Loja “Fraternidade de Santos”, propôs ao Grande Oriente do Brasil a instituição do “Dia do Maçom”, que seria comemorado não só como um dia de festa, mas também como um dia de beneficência e de caridade.
Por isso, instituiu-se 20 de agosto como a data em que se comemora o Dia do Maçom.
Assessoria Câmara Municipal de Patos
Mín. 24° Máx. 37°